quarta-feira, 10 de setembro de 2008

ESTUDANTE DIGITAL.

Distinção entre autor e leitor num hipertexto.

Nos dias atuais podemos contar com uma infinidade de recursos tecnológicos para auxiliar nossa prática pedagógica e dinamizar as atividades do cotidiano escolar.
Diante de tantos meios dos quais podemos ter acesso eu diria que os editores de textos são alguns dos mais ricos, pois nele podemos criar e induzir nossos alunos a fazer o mesmo, pois a partir do momento que buscamos conhecimentos para produzir nossos próprios textos através da leitura e com isso aprimoramos nossas idéias escrevendo e reescrevendo textos mesmo que inicialmente apenas redijamos coisas infantis, com o passar do tempo criamos o hábito da leitura e da escrita, e quando exercitamos estas atividades a cada dia escrevemos melhor e com mais qualidade.
O professor inicialmente pode através da pesquisa em sites buscar textos relativos ao tema que pretende trabalhar em sala e produzir um hipertexto com links que propicie a seus alunos uma visão mais rica do conteúdo abordado.
Normalmente o autor do hipertexto tem um trabalho mais longo na criação deste tipo de recurso, pois este necessita de uma busca de material os quais necessitam de muitas pesquisas para adequar corretamente cada link ao texto produzido. Ao leitor cabe fazer bom uso do material produzido, rico e dinâmico e principalmente de fácil leitura.
O hipertexto tem essa característica, evitar que se abra uma infinidade de endereços eletrônicos para se concluir uma busca de determinado conteúdo, bem como dinamizar a leitura, tornando o ato de ler e escrever algo prazeroso.

Um comentário:

Tito Moraes disse...

Cleide
O uso o hipertexto pode tornar o processo educacional só se tornará eficaz se houver flexibilidade de pensamento e disposição para reverter as tradições do ensino presencial.Para isso é importante que o educador proponha soluções para o uso das novas tecnologias como mediadora do processo pedagógico e desenvolva no educando possibilidade de interação com trabalhos colaborativos e cooperativosque para que aconteça a construção de conhecimento.